[II mostra das rosas]

É com satisfação que divulgamos a II MOSTRA DAS ROSAS. O projeto é uma proposta de continuação da I Mostra das Rosas: feminismo em foco realizada no ano de 2012, no Centro Cultural Monte Azul, porém remodelada em relação a estratégia de atuação. Assim, visando trabalhar com educandos e educandas, o local escolhido para realização dessa edição é o CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) do Campo Limpo. A Mostra será composta principalmente por oficinas, nas quais grupos de homens e principalmente de mulheres poderão desenvolver suas habilidades artísticas e intelectuais e, após o processo, mostrar os trabalhos produzidos para o público em geral. Dessa forma, será realizado um dia de exposição dos trabalhos dos e das participantes juntamente com os trabalhos das oficineiras, aproximando-os e valorizando o fazer individual/coletivo.

A II Mostra das Rosas é uma iniciativa em resposta às situações vividas por milhões de mulheres que são oprimidas diariamente pela nossa sociedade forjada em valores majoritariamente machistas. As opressões aqui denunciadas são de ordem simbólica (cultural), sexual, física e econômica, pelas quais as organizadoras desta mostra também já passaram. Visamos, então, não apenas denunciar opressões, mas incentivar o debate e a reflexão sobre as diversas possibilidades de ação da mulher.

O intuito é promover através do saber-fazer artístico a discussão sobre a mulher na sociedade, explorando temas como violência contra a mulher, trabalho doméstico, mercado de trabalho, sexualidade e movimento feminista. Desse modo, o evento deste ano busca fomentar a arte feminina/feminista através do encontro entre artistas e outras profissionais da área cultural já consolidadas com mulheres e homens que estão em processo de formação na educação de jovens e adultos.

mostradasrosas@gmail.com